Bem, no nosso primeiro post, eu disse que algo intrínseco à 'natureza' de um "macho alfa" é a sorte. Disse numa comparação com o célebre livro 'O Príncipe', de Maquiavel. Explicarei isso mais a frente. Primeiro, gostaria de dizer que andei visitando outros sites como o nosso, e percebi que alguns falavam que um "macho alfa" não precisa de sorte, pois, segunda a concorrência "só fala de sorte quem não acredita no seu potencial", eu concordo em partes, pois devemos sim sempre acreditar no nosso potencial. Mas algo ainda me faz pensar nessa questão da sorte, está no início do filme Match Point, de Woody Allen, se mal me recordo, onde ele discorre um pouco e com muita razão sobre a sorte, bem, acabei de encontrar aqui no google o que ele expõe: “O homem que diz que prefere ter sorte do que ser bom, entende profundamente a vida. As pessoas tem medo de admitir que grande parte da vida depende da sorte. É assustador pensar que tantas coisas estão fora do nosso controle.”

É interessante colocarmos esse paradoxo. Afinal, é preciso ter sorte, ou investir no meu potencial para ser bom? Eu vos respondo: as duas coisas! Creio que quem fala a repeito de um ou de outro, esta muito enganado, é a mesma coisa que falar de prática e teoria, de qual delas você precisa mais?
Acho Maquiavel um ótimo professor para nos explicarmos a questão de que as duas coisas são importantes, quando as relacionamos com a Fortuna e a Virtú. A Fortuna diz respeito às circunstâncias, ela se relaciona com a própria deusa Fortuna da mitologia, que é a deusa da sorte, boa ou má, por isso as circunstâncias, uma deus aliada daqueles de virilidade suficiente para conquistá-la. Ela também diz respeito a ordem das coisas em suas diversas dimensões da realidade (a realidade de um não é a mesma do outro), ela é externa ao homem e desafia suas capacidades, pois está fora de seu controle. A Virtú é justamente a capacidade,o potencial do indivíduo de controle das ocasiões e acontecimentos, ou seja, da própria fortuna. Será que você está preparado para conquistar a deusa Fortuna?
É interessante percebermos que um indivíduo com grande potencial (Virtú), é capaz de controlar a fortuna de modo a construir estratégias para alcançar determinada finalidade agindo frente à determinada circunstância, percebendo seus limites e explorando as possibilidades perante os mesmos. Essa é uma grande característica de um "macho alfa", ele conhece seus limites e suas possibilidades, esse é um fator que contribui muito para o seu sucesso. Além disso, não existe uma fórmula exata de agir, ela varia conforme a situação.
Estaria então, Maquiavel dando lições para os "machos alfa" da época?
Aliás, eis algumas questões para o nosso Fórum Underwear: Vocês concordam com essa questão da sorte e do potencial? Ou acreditam que a sorte é um fator fundamental, perante o potencial ou vice-versa? Comente sua opinião!
Gostaria de ressaltar aqui o grande presente que nosso blog está dando, em comemoração aos 500 anos da publicação do livro "O Príncipe" de Maquiavel.
Espero novamente que tenham gostado!
E continuem nos acompanhando!
Nenhum comentário:
Postar um comentário